“Conversa pai d’égua: falando sobre patrimônio” com Mário Pragmácio

Convite - Mário Pragmácio

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por meio de sua Superintendência no estado do Pará, dará continuidade ao Ciclo de Palestras “Conversa pai d’égua: falando sobre patrimônio. A palestra será proferida pelo advogado Mário Pragmácio, mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e especialista em patrimônio cultural pelo Programa de Especialização em Patrimônio – PEP/IPHAN. Foi consultor da UNESCO (2010-2011) em projeto relacionado ao patrimônio cultural e atualmente leciona na pós-graduação em Produção Cultural e no MBA em Gestão Cultural da Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. Atua nas seguintes áreas: direitos culturais, direito autoral, patrimônio cultural e políticas culturais.

O  evento ocorrerá no dia 30/11/12 (sexta-feira) no horário de 14h às 18h no auditório do IPHAN sendo destinado aos cidadãos interessado na temática. A participação é gratuita, basta enviar nome completo para o e-mail: andre.andrade@iphan.gov.br

Palestra: Uma jangada na imensidão do mar”: os instrumentos jurídicos de preservação face à amplitude do conceito de patrimônio cultural.

A Constituição Federal de 1988, ao reconhecer expressamente a existência dos bens de natureza imaterial, instituiu o alargamento da definição jurídica de patrimônio cultural, antes restrita à noção de patrimônio histórico e artístico e que vem ganhando proporções oceânicas em razão do “inflacionamento desta categoria”. Por outro lado, os atuais instrumentos jurídicos de preservação ao patrimônio cultural crescem em ritmo desproporcionalmente lento, parecendo não dar conta da amplitude anteriormente descrita. “Uma jangada na imensidão do mar” é uma metáfora, criada pelo Prof. Humberto Cunha Filho, que pretende demonstrar esse contraste, o qual será abordado na palestra.

Serviço:
Conversa pai d’égua: falando sobre patrimônio

Data: 30 de novembro de 2012, de 14 hrs às 18hrs.

Local: Auditório do Iphan/PA-Anexo (Av. José Malcher, nº 474, esq. Trav. Benjamim). Informações: 3224-1825 (André Andrade  – Iphan/PA) ou andre.andrade@iphan.gov.br

IMG_0834

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s