IPHAN realiza discussão sobre gestão do patrimônio Histórico em Belém do Pará (1941-2011)

Convite - 5

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional promove o 5º evento do ciclo de palestras “Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio”, no próximo dia 19 de abril, no auditório do Iphan à Avenida Governador José Malcher, nº 474. A temática abordada será “Do Largo das Mercês à Praça Visconde do Rio Branco: um estudo de gestão do patrimônio Histórico em Belém do Pará, 1941-2011”. A Msc. Tatiana Borges, do Iphan-Pará será a convidada.

O trabalho desenvolvido pela pesquisadora Tatiana Borges, durante mestrado realizado na UFPA, se propõe a realização de uma análise da gestão institucional dos órgãos de preservação a nível municipal, estadual e federal na cidade de Belém, a partir de um estudo sobre a Praça Visconde do Rio Branco e entorno imediato, verificando as condições de caracterização e de conservação deste conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico, desde a década de 1940 até os dias atuais.

 A linguagem visual utilizada também ajuda na observação das alterações ocorridas na praça e nos imóveis que a delimitam, posto que a imagem fotográfica constitui-se em importante instrumento de investigação histórica, para identificar novos objetos e novos problemas, além de indicar aqueles que permanecem ao longo dos anos.

São analisados alguns dos projetos já desenvolvidos para a área, com base nos respectivos tombamentos existentes no Centro Histórico da cidade. Dessa forma, se buscou verificar e analisar as ações de proteção realizadas pelos órgãos responsáveis pela salvaguarda do patrimônio cultural local, verificando se existe compatibilidade de critérios e de ações. Este estudo procura, também, diagnosticar os problemas atuais da praça e ressaltar a importância de sua manutenção para a memória histórica e arquitetônica de Belém.

As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo e-mail andre.andrade@iphan.gov.br, enviando nome completo, área de formação e instituição.

Serviço:

Conversa pai d’égua: falando sobre patrimônio

Palestra: “Do Largo das Mercês à Praça Visconde do Rio Branco: um estudo de gestão do patrimônio Histórico em Belém do Pará, 1941-2011” – Msc. Tatiana Borges – IPHAN Pará

Dia: 19/04/13                     Horário: 15h às 18h

Local: Auditório do IPHAN (Gov. José Malcher, esquina com Benjamim Constant)

Inscrições: andre.andrade@iphan.gov.br | Inscrições gratuitas | Será entregue certificado

Para ver as fotos é só clicar na imagem a seguir:

Tatiana

Para ver a palestra é só clicar na imagem a seguir:

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s