Arte, fotografia e pertencimento são os temas de palestra no Iphan/PA

Convite - 10O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional promove o 10º evento do Ciclo de Palestras 2013 “Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio”, no próximo dia 14 de junho, no auditório do Iphan à Avenida Governador José Malcher, nº 474. A temática abordada será “A reconstrução da memória na vila de Lapinha da Serra”.

O palestrante convidado será Alexandre Sequeira, formado em arquitetura pela Universidade Federal do Pará-UFPa em 1984, é professor do Instituto de Ciências da Arte da mesma universidade, Especialista em Semiótica e Artes Visuais e Mestre em Arte e Tecnologia pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFGM. Artista plástico e fotógrafo, desenvolve trabalhos que utilizam a fotografia como vetor de interação e troca de impressões com indivíduos ou grupos.

Durante a palestra, Alexandre compartilhará conosco o relato de uma experiência artística desenvolvida de janeiro de 2009 a junho de 2010 na pequena vila de Lapinha da Serra – interior do estado de Minas Gerais. A partir do encontro entre o palestrante, um menino e seu avô – os dois últimos, moradores da localidade de Lapinha da Serra.

As relações que se estabelecem a partir do convívio e encontro entre os olhares e interpretações de mundo do fotógrafo Alexandre Sequeira, Rafael de 13 anos e Seu Juquinha, de 84, tecem laços que os aproxima enquanto permanentes construtores de sonhos, fantasias e desejos. A fotografia, que por muitas vezes anima esse convívio, é analisada como instrumento de construção de uma relação de pertencimento de Rafael, Seu Juquinha e dos demais moradores com sua vila, dada sua capacidade de resignificar valores locais fadados ao esquecimento.

Ciclo de Palestras 2013 “Conversa Pai D’égua”

O objetivo é divulgar e refletir sobre diversos aspectos das questões mais atuais sobre o tema “Patrimônio Cultural”, trazendo especialistas para abordar esses assuntos. Já foram realizadas dez palestras abordando os temas “Paisagem Cultural e Patrimônio”, “Legislação e Patrimônio Cultural”, “Educação Patrimonial”, “Roteiros Sensoriais Interpretativos Culturais”, “Do Largo das Mercês à Praça Visconde do Rio Branco: um estudo de gestão do patrimônio Histórico em Belém do Pará, 1941-2011”, “De Manaus a Belém: Entendendo o patrimônio cultural amazônico, sua conservação e suas técnicas”, “J. B. Debret – Iconografia de cidades do sul do Brasil”, “Diálogos contemporâneos na arquitetura belenense (1979-2007)” e “A importância da comunicação nas organizações”.

Serviço:

Conversa pai d’égua: falando sobre patrimônio

Palestra: “A reconstrução da memória na vila de Lapinha da Serra”. – Msc. Alexandre Sequeira

Dia: 14/06/13                     Horário: 15h às 18h

Local: Auditório do IPHAN (Gov. José Malcher, esquina com Benjamim Constant)

Inscrições: andre.andrade@iphan.gov.br | Inscrições gratuitas | Será entregue certificado

Para ver as fotos é só clicar na imagem a seguir:

IMG_8765

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s