Modernismo Popular é tema de palestra no Iphan/PA

Convite - 12

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional promove o 12º evento do Ciclo de Palestras 2013 “Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio”, no próximo dia 28 de junho, no auditório do Iphan à Avenida Governador José Malcher, nº 474. A temática abordada será “A valoração como patrimônio cultural do ‘Raio que o parta’: expressão do Modernismo Popular, em Belém/PA”.

A palestrante convidada será Msc. Andréia Loureiro Cardoso. Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural – MP/IPHAN. Atua como consultora em patrimônio cultural e preservação de bens imóveis. Realiza acompanhamento da obra de restauração e conservação da Igreja do Carmo e Capela da Ordem Terceira para a Arquidiocese de Belém.

O “Raio que o parta” é uma denominação utilizada pelos belenenses para definir um tipo de decoração composta por azulejos policromados, aplicada na arquitetura popular e que foi bastante utilizada na capital paraense nas décadas de 50 e 60. A pesquisa desenvolvida pela Msc. Andréia Cardoso se propõe analisar o valor patrimonial dessa manifestação plástica, diante dos novos discursos sobre a diversidade cultural, abrangendo a noção de Referência Cultural. Além de abordar as suas especificidades a partir da compreensão de temas como a modernidade, Arquitetura Moderna e estética Kitsch.

Você pode visualizar as fotos da palestra clicando na imagem a seguir:

IMG_9774

Você pode visualizar a palestra clicando na imagem a seguir:

Slide1

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s