Iphan realiza “Balaio do Patrimônio 2013”

Convite Balaio final

O Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional, por meio de sua Superintendência no Pará, realizará, de 16 a 23 de agosto, o “Balaio do Patrimônio – 2013”. O evento acontece no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17/08) e tem como objetivo informar e fomentar o debate acerca das políticas públicas na área do patrimônio histórico e artístico nacional, bem como propiciar momentos de diálogo em torno de projetos públicos e da sociedade civil que estão contribuindo para a proteção, salvaguarda e valorização do patrimônio cultural.

O fio condutor temático do evento deste ano são as possibilidades e desafios na captação de recursos e realização de projetos. Serão apresentados tanto os meios para obtenção de recursos, quanto alguns instrumentos de gestão e identificação de bens patrimoniais e ações que tenham sido efetivadas por meio do acesso a esses recursos públicos e privados de fomento à cultura.

Em 2013, foram inseridos na programação do Balaio três pré-eventos que compartilham com a comunidade o resultado de projetos: a apresentação das pesquisas do Inventário Nacional de Registro Cultural do “Carimbó”, na Região Metropolitana de Belém, desenvolvido pelo Iphan/Pa. O “Roteiro Geo-turístico da Cidade Velha”, desenvolvido pelo GGEOTUR/UFPA com coordenação da Profa. Dra. Goretti Tavares e o Lançamento do Selo Comemorativo “Cemitérios Brasileiros-Patrimônio Cultural”, realizado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ambos com apoio do Iphan/Pa.

O “Balaio do Patrimônio 2013” será composto por palestras, mesas redondas e painel. As duas mesas terão como temas: “Iniciativas de Preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Paraense”, na qual serão apresentados os projetos vencedores da Etapa Estadual do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2012; e “Educação e Patrimônio Cultural”, na qual serão apresentados projetos que utilizam o patrimônio cultural como instrumento para a educação formal e não formal, realizados com e sem captação de recursos, e em diferentes tipos de instituições e contextos no estado do Pará.

Durante o Balaio, também teremos a oportunidade de compartilhar informações e reflexões participando de palestras com pesquisadores das áreas: “Patrimônio arquivístico”, “Patrimônio Cultural e Quilombos” e “Patrimônio Cultural e Povos Indígenas”. Assim como os municípios que aderiram ao “Acordo de Preservação do Patrimônio Cultural no Pará”, apresentarão ações e projetos na área do patrimônio que são realizados em Afuá, Aveiro, Belterra, Belém, Bragança, Cametá, Óbidos, Santarém e Vigia.

Enfim, o “Balaio do Patrimônio – 2013” será um espaço para compartilharmos resultados, perspectivas e desafios, e dialogarmos sobre temas relacionados à proteção e salvaguarda do patrimônio cultural. Participe!

Serviço:
Balaio do Patrimônio | 2013 | Belém            Período: 16 a 23/08/13
Local: Auditório do Iphan (Av. José Malcher, nº 474, Nazaré, Belém/Pa)
Público: gestores, técnicos, profissionais, docentes e discentes que atuam em áreas relacionadas ao patrimônio cultural e sociedade civil interessada nas temáticas abordadas no evento.
Contatos: Carla Cruz (carla.cruz@iphan.gov.br) ou André Andrade (andre.andrade@iphan.gov.br)
Telefones: (91) 3224-1825 / 0699
Vagas limitadas    |   Inscrições gratuitas    | Certificado mediante 90% de presença
Inscrições: Encerradas em 09-08-13  Motivo: todas as vagas foram preenchidas

Confira a Programação do Balaio do Patrimônio 2013

Programação 14-08-13

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s