Visita monitorada e Lançamento Livreto – Cemitério da Soledade

CARTAZ SOLEDADE CORRETO

Em 2013, a arquiteta Paula Rodrigues (PEP/MP/Iphan) realizou pesquisa oral no Cemitério da Soledade, tombado pelo Iphan como conjunto paisagístico em 1964, com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre os frequentadores e devotos que todas as segundas-feiras comparecem ao local para rezar pelas almas. “O resultado da pesquisa foi muito importante para a elaboração de propostas que objetivam trazer melhorias para o Cemitério, que vão de projetos para sua preservação, restauração e conservação até a realização de visitas monitoradas, para que cada vez mais pessoas possam compartilhar da riqueza histórica, artística e cultural ali existente”, afirma Paula Rodrigues.

???????????????????????????????

A visita monitorada segue percurso que saindo da Capela, passa pelo Cruzeiro, Pórtico de Entrada e principais túmulos, durante o trajeto são relatados um pouco da história do monumento, dos heróis e ilustres que ali estão sepultados, além de informações sobre a simbologia funerária e estilos artísticos.

DSC00030corte

No dia 22 de março, foi realizada uma “visita teste” que contou com a participação de mais de 50 pessoas. Você poder ver as fotos clicando aqui ou na imagem acima. Na próxima segunda-feira (07/04), serão viabilizados dois grupos para a visita monitorada e o lançamento de livreto/guia. O primeiro grupo iniciará o percurso de visita às 9h e o segundo às 16h30m. O percurso leva em média uma hora para ser concluído. Essa ação é uma forma de compartilhar e agradecer a participação dos frequentadores e devotos na pesquisa realizada em 2013. A visita é gratuita e aberta ao público, então também será uma boa oportunidade para outros interessados conhecerem um pouco mais sobre este Cemitério que faz parte de nossa história, foi fundado em 1850 e guarda memórias e devoções que devem ser respeitadas. Participe!

 
Mais informações:
Visita monitorada ao Soledade
Local de encontro: Capela Soledade (Cemitério Soledade, Av. Serzedelo Corrêa, entre Gentil e Conselheiro, Belém/Pa)
Data: 07/04/2014 (segunda-feira) | Horários: Manhã (9h) e Tarde (16h30m)
Superintendência do IPHAN no Pará
Telefone: 91 3224-1825 | 3224-0699 (Falar com Carla ou Paula)
Endereço: Av. Gov. José Malcher | nº 563 | Nazaré | Belém/Pa
 
Fotos: Visita monitorada ao Cemitério de Soledade, 2014. Belém/Pa.
Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s