Cemitério da Soledade recebe visitas monitoradas

Foto-0133 1

No dia 07 de abril, o Cemitério da Soledade recebeu ainda mais visitantes do que em outras segundas-feiras, pois além dos já costumeiros devotos que vão ao cemitério nesse dia para realizar orações, também estavam lá os participantes da Visita Monitorada mediada pela arquiteta Paula Rodrigues (PEP/MP/Iphan). “O roteiro é uma forma de agradecer a todos os participantes de pesquisa oral realizada em 2013 e também compartilhar com a comunidade informações e curiosidades sobre o Cemitério da Soledade, tombado pelo Iphan em 1964.” comenta Paula Rodrigues.

Foto-0143 1

A visita realiza um percurso que vai da Capela, passa pelo Cruzeiro, Pórtico de Entrada e visita os principais túmulos, contando um pouco de sua história, os heróis e ilustres que ali foram enterrados, além da simbologia funerária e estilos artísticos. Às 9:30, o primeiro grupo com 52 pessoas, participou da visita e percorreu o cemitério a pé visitando túmulos ricamente ornamentados e espaços de devoção e fé. Você pode ver as fotos da visita no turno da manhã clicando aqui ou na imagem acima.

foto0146 1

O segundo grupo participou da visita às 16:30, nessa sessão 32 pessoas realizaram a visita monitorada. Para ver as fotos é só clicar aqui ou na imagem acima. Entre os participantes das visitas estavam estudantes, professores, pesquisadores e devotos. Durante todo o percurso a arquiteta Paula Rodrigues compartilhou informações sobre: momentos históricos vivenciados em Belém no período no qual haviam enterramentos no cemitério, estilos artísticos e simbologia presentes nos túmulos, educação patrimonial e a importância de preservarmos o patrimônio cultural evitando práticas que coloquem em risco sua permanência para as futuras gerações, tais como, pichações, depredações, acender velas e fogo em cima de estruturas de mármore, etc.
A seguir disponibilizamos o guia elaborado especialmente para auxiliar o visitante a percorrer alguns dos principais túmulos e locais de devoção dentro do cemitério. Ao clicar aqui ou nas imagens você terá acesso ao material em formato pdf. , assim você poderá imprimi-lo e realizar a visita.

FOLDER DO SOLEDADE1

FOLDER DO SOLEDADE2Fotos: Visitas Monitoradas ao Cemitério da Soledade

Guia: Soledade. 2014. Autor: Paula Rodrigues

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s