Projeto Circuito das Artes realiza oficina no Aurá

P1060335 1

O Projeto “Circuito das Artes”, realizado pela FCPTN-Centur, realiza oficina de audiovisual na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aurá. No âmbito da Oficina o Iphan foi convidado, no dia 01 de abril, para realizar palestra sobre Patrimônio Cultural. Ao chegarmos na escola no período da manhã nos deparamos com uma meninada animada, quase todos chegando em suas bicicletas.

P1060215 1

A turma da oficina de audiovisual é composta por 12 adolescentes, todos participaram ativamente da palestra tirando dúvidas e questionando sobre as diversas nuances do patrimônio cultural, o objetivo deles era buscar o fio condutor que os levará, em conjunto com o professor, a elaborar um vídeo sobre o Aurá. Eles falaram sobre suas memórias; as brincadeiras de criança; as famílias que vieram de outros bairros, cidades e estados e foram povoando o Aurá; as música e os cheiros que trazem lembranças antigas; a forma de preparo dos alimentos, como a maniçoba ou o pato no tucupi. Enfim, foi um bate-papo animado e estamos ansiosos para ver o vídeo pronto!

P1060272 1

Circuito das Artes

O projeto Circuito das Artes, realizado pela Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Secretaria Especial de Promoção Social, Governo do Pará e Ministério da Cultura, com o patrocínio da Vale e Banpará, sob a chancela da Lei Rouane.

Em 2013, o projeto Circuito das Artes percorreu bairros periféricos como Jurunas, Guamá, Pratinha I, Pratinha II, Marambaia, Tenoné, Terra Firme e Beco do Carmo. Foram realizadas mais de 50 oficinas envolvendo diversas linguagens artísticas como artes plásticas, fotografia, dança de rua e regional, grafitagem, reciclagem, jornal na escola, DJ e audiovisual. As oficinas conseguiram atender mais de 1.000 alunos e pessoas da comunidade, ministradas por instrutores de cada área, envolvendo mais de 50 profissionais. Além disso, o Circuito das Artes, em parceria com a Seurb e Sesan, faz a limpeza e revisão da iluminação de praças e entorno nos bairros em que atua.

Para a coordenadora do projeto, Fatinha Silva, o Circuito utilizará a cultura e a arte como ferramentas de transformação social em comunidades da Região Metropolitana. “O projeto trabalha nas áreas periféricas, onde se faz necessária a intervenção da arte e da cultura. Interagimos com a comunidade e oferecemos um retorno do que eles produziram com a produção de mostras de resultados, agregando também apresentações musicais de importantes nomes da musica paraense”, comenta a coordenadora do projeto.

Alguns resultados

Mais informações: FCPTN-Centur

Fotos: Palestra sobre Patrimônio Cultural. Aurá. Ananindeua/Pa. Autora: Fatinha Silva

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s