Cadastro Nacional da Capoeira

SDC12608[1]

Em 2008, o ofício dos Mestres de Capoeira e a Roda de Capoeira foram registrados como bens culturais nacionais. A partir de então, uma série de ações de salvaguarda vem sendo realizadas no intuito de apoiar a continuidade da prática da capoeira de modo sustentável, buscando alternativas para a melhoria das condições sociais e materiais de transmissão e reprodução que possibilitam sua existência.

O Cadastro Nacional da Capoeira é uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) visando a Salvaguarda dos bens culturais Registrados como Patrimônio Cultural do Brasil: Ofício de Mestre de Capoeira e Roda de Capoeira.

O cadastro tem o objetivo de facilitar o diálogo entre o IPHAN, mestres de capoeira, capoeiristas e outros segmentos envolvidos com a Capoeira. Uma vez que a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial se pretende inclusiva, o cadastro viabiliza a ampla identificação e mapeamento do universo sociocultural da Capoeira. Com isso, fornece informações importantes para a atuação do IPHAN no sentido de mobilizar os capoeiristas em cada estado e buscar a elaboração participativa de ações de salvaguarda para o campo.

O Cadastro Nacional da Capoeira está dividido em quatro formulários para preenchimento, conforme apresentado a seguir: 
1) Cadastro de MESTRES de Capoeira, (Veja aqui)
2) Cadastro de CAPOEIRISTAS, (Veja aqui)
3) Cadastro de GRUPOS e ENTIDADES de Capoeira, (Veja aqui)
4) Cadastro de PESQUISADORES de Capoeira. (Veja aqui)

Para que tenhamos dados seguros e confiáveis é necessário que o preenchimento seja realizado com informações reais, sendo de responsabilidade dos cadastrados a veracidade dos dados. Para evitar a multiplicidade de dados o cadastro deve ser realizado apenas uma vez por cada pessoa ou instituição. Os cadastros repetidos serão desconsiderados.

É fundamental que o CNC seja amplamente divulgado para que as ações de salvaguarda para a Capoeira sejam bem sucedidas.  O IPHAN solicita o apoio dos capoeiristas e da sociedade em geral para que divulguem o cadastro e com isso contribuam para a Salvaguarda destes valiosos Patrimônios Culturais do Brasil.

Para maiores informações, procure a Superintendência do IPHAN no Pará:

Rua Gov. José Malcher, nº 563 (esquina com a Travessa Rui Barbosa)

Bairro Nazaré

Telefones: (91) 3224-1825 / 3224-0699

ou ainda através do email: salvaguardacapoeirapara@gmail.com

 

Anúncios

2 comentários sobre “Cadastro Nacional da Capoeira

  1. Carambola, não vai ser fácil catalogar a turma se eles tiveram que comprovar suas graduações por diplomas ou certificados, ou mesmo por fotos! Participei de dezenas de Batizados e Trocas de cordas e não vi um só fotógrafo, nem mesmo no de um que se dizia fotógrafo!!! Me coloco a disposição do IPHAN caso precisem!
    Carioca

    • Prezado Carioca,
      Agradecemos a sua contribuição.
      O cadastro disponível em nosso blog é exclusivamente para os Mestres de Capoeira.
      No site do IPHAN está disponível o Castro Nacional da Capoeira, lá além dos Mestres, professores, instrutores, treinéis, grupos e instituições de pesquisa da capoeira podem ser cadastrados para compor nosso banco de dados. Para acessar o Cadastro Nacional da Capoeira:

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s