Igreja do Carmo estará de portas abertas no próximo sábado com diversas atividades

Convite

No âmbito das comemorações do Dia Nacional do Patrimônio Cultural (17/08), a Igreja do Carmo estará de portas abertas com diversas atividades durante a manhã do próximo sábado, dia 16 de agosto. A ação é realizada pelas Obras Sociais da Arquidiocese de Belém, em conjunto com parceiros.

Os visitantes que forem a igreja poderão realizar visitas guiadas e assistir ao filme “Fragmentos”, curta produzido pelos alunos do projeto Circuito das Artes, realizado pela FCPTN/Centur. Durante o evento as crianças também poderão participar da confecção de maquetes da Igreja do Carmo e de atividades lúdicas.

Igreja do Carmo e Capela da Ordem Terceira

Em 1626, chega a Belém a Ordem Carmelita do Maranhão. Em 1766, iniciaram-se as obras da atual Igreja e Convento do Carmo, erguida perpendicularmente ao curso do rio Guamá, formando o segundo largo da cidade. A fachada em pedra é única na cidade de Belém. Destaca-se também o altar-mor com trabalho em prata lavrada no frontal e o raro retábulo joanino em estilo nacional português.

A Capela da Ordem Terceira, onde estão representados os passos da paixão de Cristo, foi construída anexa a Igreja do Carmo. A entrada pode se dar diretamente pela galilé ou por um dos nichos laterais semelhante aqueles onde estão os retábulos laterais da Igreja. A autoria é atribuída por alguns especialistas a Landi devido à utilização do repertório formal do arquiteto, que também atuou na Igreja do Carmo, mais precisamente no projeto da nave e do transepto. A capela é pequena, mas se beneficia com o projeto cenográfico do espaço que favorece a entrada de luz natural e onde também se podem notar as falsas luneta utilizadas como recurso para promover a simetria entre os dois lados do edifício, repetindo a solução adotada na capela-mor da igrejinha de São João Batista.

O atual projeto de restauro foi desenvolvido pelo Iphan/PA e, através da Lei Rouanet, a Vale está patrocinando a intervenção. A execução da obra é realizada pela Arquidiocese de Belém com o apoio técnico do Iphan e também do Laboratório de Conservação e Restauro da UFPA. As intervenções realizadas na Igreja do Carmo, desde 2013, são de caráter conservativo/ restaurativo, os quais possibilitam a preservação dos elementos construtivos e artísticos integrados: pisos, forros, pintura ornamental; e seus bens integrados: púlpitos, retábulos laterais e retábulo-mor. Assim como, fachadas, torres e o sistema de cobertura que apresentavam danos significativos e problemas de infiltrações que se refletiam no interior da Igreja.

 
Serviço
Visita às Obras de Restauro da Igreja do Carmo
Data: 16/08/14     |      Hora: 9hrs às 12hrs    |    Participação Gratuita      
Atividades: Visita Guiada; Exibição do curta “Fragmentos”; Confecção de maquetes; e Atividades lúdicas para crianças.
Maiores informações: Lucy (arquidiocesepa.obrassociais@gmail.com)
 

Para ver imagens da “Visita às Obras de Restauro da Igreja do Carmo” é só clicar aqui ou na imagem abaixo.

100_9676

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s