Registro do Carimbó como Patrimônio Cultural Brasileiro será votado no dia 11/09

Conjunto Uirapuru | Marapanim/PA | Foto: Diogo Vianna

 

O registro do Carimbó como patrimônio cultural brasileiro será votado na 76ª Reunião Deliberativa do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que acontecerá, no DF/ Brasília, na sede do Iphan, no dia 11 de setembro de 2014.

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural é presidido pela Presidenta do Iphan, que o integra como membro nato. É constituído por representantes de instituições públicas e privadas e por representantes da sociedade civil, de acordo com o disposto na estrutura regimental do Iphan, conforme o Decreto nº 6.844, de 07 de maio de 2009.

O Carimbó e os bens culturais a ele associados incidem em diversas práticas de lazer, religiosidade, manifestações artísticas, ludicidade, sociabilidades festivas e familiares, em torno de uma das mais significativas formas de expressão musical do estado do Pará. O pedido de Registro foi apresentado pela Irmandade de Carimbó de São Benedito, Associação Cultural Japiim, Associação Cultural Raízes da Terra e Associação Cultural Uirapurú, com a anuência da comunidade. Assim, entre os anos de 2008 e 2013, o Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI/IPHAN) e a Superintendência do IPHAN no Pará conduziram o processo de Registro e acompanharam as pesquisas para a Identificação do Carimbó em diversas regiões do estado.

 

 

Curimbós
Curimbós | Foto: Diogo Vianna

 

Durante a realização do processo de Inventário que culminará no Registro do Carimbó, foi realizada a pesquisa e a sistematização das informações coletadas em um dossiê. A investigação não teve o objetivo de ouvir e identificar todos os grupos de Carimbó do Pará, mas procurou atingir o maior número possível, realizando levantamento de informações em campo, por meio de observação e entrevistas. Da mesma forma, o texto do Dossiê não pretendeu encerrar o universo do Carimbó, representando assim um momento histórico do bem, o qual contou com a participação do Iphan, no intuito de subsidiar o processo de registro enquanto Patrimônio Cultural do Brasil desse bem cultural, e também de carimbozeiros e mestres de carimbó que participaram e participam conjuntamente da composição deste e de outros materiais elaborados durante esse processo.

 

Serviço:
Registro do Carimbó como Patrimônio Cultural Brasileiro
76ª Reunião Deliberativa do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural
Data: 11/09/14              Hora: 9hrs
Local: Sede do IPHAN (SEPS 713/913 Bloco D – Ed IPHAN – Asa Sul – Brasília – DF)
 
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação IPHAN 
E-mail geral: comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Isadora Fonseca – isadora.fonseca@iphan.gov.br
Mécia Menescal – meciamenescal@iphan.gov.br
Telefones: (61) 2024-5476 / 2024-5479/ 9381-7543
Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s