“Iniciativas de preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Paraense” serão o tema da “Conversa Pai d’égua” dia 19/09

Convite Conversa PRMFA 2013

O Iphan/Pa realizará, no próximo dia 19 de setembro, uma edição especial do “Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio”, o tema abordado será “Iniciativas de preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Paraense: Ações PRMFA|Pará|2013”.

O evento será composto por Mesa Redonda com palestras que apresentarão as ações selecionadas na etapa estadual do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2013. Após a Mesa Redonda será realizada cerimônia de homenagem às ações vencedoras da etapa estadual do PRMFA 2013.

 


Programação Mesa Redonda

“Iniciativas de preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Paraense”

8:00 – Abertura

8:30 – Mesa Redonda “Iniciativas de preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Paraense” – Parte I

– Ações educativas: Sextas de Café com memória (Janice Lima – Liceu Escola de Arte e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso)

– Patrimônio do Nosso Meio: Programa de Arqueologia Preventiva da Companhia Alumina do Pará (Silvia Cunha – Companhia de Alumina do Pará)

– Arte Rupestre de Monte Alegre: Difusão e memória do patrimônio arqueológico (Edithe da Silva Pereira – Museu Paraense Emílio Goeldi)

– A mitopoética amazônica como elemento educativo socializador (Ana Lucia Bentes Dias – UFPA)

12:00 – Intervalo

14:00 – Mesa Redonda “Iniciativas de preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Paraense” – Parte II

– Roteiro Geo-Turístico (Goretti Tavares – Grupo de Pesquisa em Geografia do Turismo – GGEOTUR/UFPA)

– Livro “Fronteira Norte: demarcando e aproximando a Amazônia – Primeira Comissão Brasileira Demarcadora de Limites – 8 décadas” (Daubeson da Silva – Primeira Comissão Brasileira Demarcadora de Limites – PCDL)

– Coleta, catalogação, higienização e montagem de fragmentos de azulejos da residência Victor Maria da Silva (Thais Sanjad – Laboratório de Conservação, Restauração e Reabilitação – Lacore/UFPA)

17:00 – Cerimônia de homenagem às ações vencedoras da etapa estadual do PRMFA 2013


O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é uma homenagem ao primeiro presidente do IPHAN e foi criado em 1987 em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro. Em 2013, o PRMFA foi dividido em oito categorias:

I. Patrimônio Material: Bens Imóveis e Paisagens Naturais e Culturais;

II. Patrimônio Material: Bens Móveis e Acervos Documentais;

III. Patrimônio Imaterial;

IV. Patrimônio Arqueológico;

V. Políticas públicas, programas e projetos governamentais;

VI. Responsabilidade Social;

VII. Comunicação e mobilização social;

VIII. Ações Educativas.

Tradicionalmente, o Pará tem bons resultados na premiação e ações do estado já venceram em 8 edições. Em 2012, o destaque foi o projeto “Belém dos Imigrantes”, elaborado pelo CMA/UFPA e que foi ganhador na categoria Pesquisa e Inventário de Acervo. Em 2013, o projeto “Coleta, catalogação, higienização e montagem de fragmentos de azulejos da residência Victor Maria da Silva”, elaborado pelo LACORE/UFPA, foi ganhador na etapa nacional na categoria Patrimônio Material: Bens Imóveis e Paisagens Naturais e Culturais. Em 2014, o Prêmio passou a ser dividido em apenas duas categorias e o Pará também teve um ganhador na etapa nacional, projeto “Balsa Buriti – Preservando a Memória Fluvial/PA” foi contemplado na categoria Iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural.

 

O Ciclo de Palestras “Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio”

O objetivo é divulgar e refletir sobre diversos aspectos das questões mais atuais sobre o tema “Patrimônio Cultural”, trazendo especialistas para abordar esses assuntos. Desde 2012, já foram realizadas quinze palestras abordando os temas: “Paisagem Cultural e Patrimônio”, “Legislação e Patrimônio Cultural”, “Educação Patrimonial”, “Roteiros Sensoriais Interpretativos Culturais”, “Do Largo das Mercês à Praça Visconde do Rio Branco: um estudo de gestão do patrimônio Histórico em Belém do Pará, 1941-2011”, “De Manaus a Belém: Entendendo o patrimônio cultural amazônico, sua conservação e suas técnicas”, “J. B. Debret – Iconografia de cidades do sul do Brasil”, “Diálogos contemporâneos na arquitetura belenense (1979-2007)”, “A importância da comunicação nas organizações”, “A reconstrução da memória na vila de Lapinha da Serra”; “Propostas de intervenção restaurativa: Capela de Nosso Senhor dos Passos e Igreja de Santo Antônio”, “A valoração como patrimônio cultural do ‘Raio que o parta’: expressão do Modernismo Popular, em Belém/PA”, “Patrimônio Arqueológico, Comunidade Quilombola e Museu Comunitário da Serra do Evaristo, em Baturité/CE”, “Centro Histórico de Belém e Obra de Restauração da Igreja São João Batista”, “Produção, Comercialização e Mercado do Artesanato de Miriti” e “Da esquina para o Canto: política de difusão cultural no Iphan/PA (1991-2005)”.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

O Iphan é um órgão federal ligado ao Ministério da Cultura, responsável pela identificação, documentação, promoção e preservação do patrimônio cultural brasileiro. Fundado em 1937, vem desempenhando importante papel na gestão desse patrimônio, procurando assegurar, a partir de ações e instrumentos legais, a continuidade e o usufruto dos bens culturais aos quais foi atribuído o valor de patrimônio nacional. Desde 2009, o Iphan conta com representações em todos os estados. No Pará, a Superintendência fica localizada na Avenida Governador José Malcher, nº 563 e nº 474, na cidade de Belém.

Serviço
Conversa pai d’égua: falando sobre patrimônio
Mesa Redonda: “Iniciativas de preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Paraense: Ações PRMFA|Pará|2013”
Dia: 19/09/2014            Hora: 8h às 12h e 14 às 18h
Local: Auditório do IPHAN (Gov. José Malcher, nº 474, esquina com Benjamim Constant)
Inscrições: https://casadopatrimoniopa.wordpress.com/ | Inscrição gratuita | Certificado de participação
 

Para ver as fotos clique aqui ou na imagem a seguir.

10486247_706104556147038_7530158448916393883_o

 
Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s