Iphan e Ufpa realizarão exposição sobre o Círio de Nazaré

CONVITE FRENTE

Celebrar o Círio 2014 e a inclusão do Círio de Nazaré na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade: estes são os propósitos da Exposição “Fisionomia da Corda”, realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), juntamente com a Universidade Federal do Pará (UFPA), no âmbito das homenagens e comemorações do título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade concedido ao Círio de Nazaré pela Unesco, no final de 2013.

Em parceria com a Escola de Aplicação da UFPA (NPI), Editora da UFPA (Ed. UFPA) e Gráfica da UFPA, a exposição, inédita no campo das artes visuais, traz ao público uma criação do fotógrafo Patrick Pardini, em estreita colaboração com o artista Biratan Porto. A Fisionomia da Corda também homenageia o escritor paraense Benedicto Monteiro, maior intérprete do Círio e da Corda na literatura. O ano de 2014 celebra os noventa anos do escritor, dedicando-se, assim, a exposição à sua memória.

A Exposição “Fisionomia da Corda” abordará temática relacionada à “Corda dos Promesseiros”, um dos múltiplos e variados componentes do universo do Círio, e como um traço – embora original e singularíssimo – razoavelmente condizente com as feições de uma “procissão religiosa”. Em algum momento na história do Círio, altera-se este cenário. Com o excesso de promesseiros, a Corda adquire “propriedades emergentes” e passa a ter vida própria; torna-se outra. Uma entidade em si, autônoma e ingovernável − o verdadeiro “sujeito da procissão”. Isto se traduz em termos fisionômicos: ela desaparece enquanto corda e passa a existir como organismo coletivo ou “superorganismo”, enfiada de corpos caminhando, espécie nova e gigante de centopeia. Este é o conceito gerador do projeto Fisionomia da Corda, e este é o momento em que a Corda é retratada na exposição.

 

SERVIÇO
Abertura Exposição Fisionomia da Corda
Dia: 06 de outubro de 2014         Hora: 19h
Período exposição: 07 de outubro até 30 de novembro de 2014
Horário: Terça a Sexta, das 9hrs às 17hrs | Sábado e Domingo, das 10hrs às 14hrs
Local: Museu da UFPA (Av.Governador José Malcher, 1192)
 
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Katherine Vasconcelos – real.iphan@gmail.com   /   8192-2836
 

Fotos da Abertura da Exposição Fisionomia da Corda. Clique aqui ou na imagem a seguir.

EXPOSIÇÃO 'FISIONOMIA DA CORDA' (19)

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s