Roteiro no Cemitério da Soledade será o tema da próxima “Conversa Pai d’égua”

Convite - 12

O Iphan/Pa realizará, no próximo dia 17 de outubro, mais uma edição do “Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio”, o tema abordado será “Roteiro Cemitério da Soledade. A palestrante será Paula Andréa Caluff Rodrigues. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (UNAMA); especialização em Preservação do Patrimônio Cultural (UFPA); especialização em História e Memória da Arte (UNAMA); e atualmente é discente do Mestrado em Patrimônio Histórico do Iphan.

Em 2013, a arquiteta Paula Rodrigues (PEP/MP/Iphan) realizou pesquisa no Cemitério da Soledade, tombado pelo Iphan como conjunto paisagístico em 1964, com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre os frequentadores e devotos que todas as segundas-feiras comparecem ao local para rezar pelas almas. “O resultado da pesquisa foi muito importante para a elaboração de propostas que objetivam trazer melhorias para o Cemitério, que vão de projetos para sua preservação, restauração e conservação até a realização de visitas monitoradas, para que cada vez mais pessoas possam compartilhar da riqueza histórica, artística e cultural ali existente”, afirma Paula Rodrigues. Neste contexto, durante a próxima Conversa Pai D’égua, será possível conhecer um pouco mais sobre o processo de construção, acadêmico e técnico, que culminou na elaboração e realização do Roteiro no Cemitério da Soledade.

O Ciclo de Palestras “Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio”

O objetivo é divulgar e refletir sobre diversos aspectos das questões mais atuais sobre o tema “Patrimônio Cultural”, trazendo especialistas para abordar esses assuntos. Desde 2012, já foram realizadas dezessete palestras. Em 2014 já foram abordando os temas: “Centro Histórico de Belém e Obra de Restauração da Igreja São João Batista”; “Produção, Comercialização e Mercado do Artesanato de Miriti”; “Da esquina para o Canto: política de difusão cultural no Iphan/PA (1991-2005)”; e “Iniciativas de preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Paraense”, com homenagem aos selecionados na Etapa Estadual do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2013.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

O Iphan é um órgão federal ligado ao Ministério da Cultura, responsável pela identificação, documentação, promoção e preservação do patrimônio cultural brasileiro. Fundado em 1937, vem desempenhando importante papel na gestão desse patrimônio, procurando assegurar, a partir de ações e instrumentos legais, a continuidade e o usufruto dos bens culturais aos quais foi atribuído o valor de patrimônio nacional. Desde 2009, o Iphan conta com representações em todos os estados. No Pará, a Superintendência fica localizada na Avenida Governador José Malcher, nº 563 e nº 474, na cidade de Belém.

Serviço
Conversa pai d’égua: falando sobre patrimônio
Palestra: “Roteiro Cemitério da Soledade”
Palestrante: Paula Andréa Caluff Rodrigues (PEP/MP/IPHAN/PA)
Dia: 17/10/2014             Hora: 14h às 18h
Local: Auditório do IPHAN (Gov. José Malcher, nº 474, esquina com Benjamim Constant)
Inscrições: https://casadopatrimoniopa.wordpress.com/ | Inscrição gratuita | Certificado de participação
 
 
Anúncios

Um comentário sobre “Roteiro no Cemitério da Soledade será o tema da próxima “Conversa Pai d’égua”

  1. Bom dia.

    Quero parabenizar a excelente inciativa do IPHAN e sua equipe técnica em promover eventos como “Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio”.

    Muito instrutivo e principalmente pela divulgação das pesquisas realizadas no Pará sobre o patrimônio.

    Participei no último dia17/10 do evento “Roteiro Cemitério da Soledade, da pesquisadora Paula Andréa Caluff Rodrigues. Superou todas as expectativas.
    Excelente.

    Gostaria de aproveitar a oportunidade e sugerir uma temática interresante e atual em Belém: A Capela Pombo, no centro comercial de Belém, construção atribuída a Antônio José Landi.

    O pesquisador doutorando Domingos Sávio C. Oliveira (Arquiteto/Urbanista), vem estudando a Capela há alguns anos e tem pesquisas bem interessantes (Capela Pombo, Belém/PA: interpretação e perspectivas e O vocabulário ornamental de Antônio José Landi: um álbum de desenhos para o Grão Pará) sobre o tema que poderiam ser apresentadas no evento do IPHAN “Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio”.

    Contato do pesquisador: dscoliveira2008@gmail.com

    Fica aqui a sugestão aos organizadores “Conversa Pai D’égua: falando sobre patrimônio”.

    Mais uma vez, PARABÉNS pela inciativa.

    Um abrç.

    Jean Miranda.

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s