Iphan realiza reuniões com os artesãos de miriti do município de Abaetetuba

Miriti Girandolas. Foto: Arquivo Iphan/PA
Miriti Girandolas. Foto: Arquivo Iphan/PA

A Superintendência do Iphan no Pará (Iphan/PA) realizará nos dias 5 e 14 de fevereiro duas reuniões com os artesãos de miriti do município de Abaetetuba, visando estreitar os contatos entre o Iphan/PA e as representações de artesãos de miriti do município. Estes encontros inserem-se na política institucional de apoio aos bens culturais registrados, com o planejamento de ações de salvaguarda inseridas no conjunto de políticas públicas da instituição que integram o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) registrou em 2004 o Círio de Nossa Senhora de Nazaré como Patrimônio Cultural do Brasil. Neste registro estão incluídos os bens culturais a ele associados, como o Brinquedo de Miriti. Com o reconhecimento do bem cultural vem a Salvaguarda, sendo papel do Iphan apoiar a sua continuidade de modo sustentável e participativo, visando a melhoria das condições sociais e materiais de transmissão e reprodução. Passados 10 anos do registro, constitui meta do Iphan/PA pensar na salvaguarda do Círio atualizando as demandas através de pesquisa e mobilização social.

O Plano de Salvaguarda é um instrumento de gestão do instituto em que são definidas as principais demandas e as diretrizes de atuação do órgão com a proposta de ações em curto, médio e longo prazo, tendo em vista a manutenção e existência do bem cultural registrado. Este documento é construído conjuntamente com os detentores de modo dialógico e horizontal.

Miriti Círio. Foto: Arquivo Iphan/PA
Miriti Círio. Foto: Arquivo Iphan/PA

À partir da referência do artesanato de miriti enquanto bem cultural associado ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a mobilização de artesãos em Abaetetuba e entorno próximo insere-se no contexto de pensar ações a serem desenvolvidas junto aos artesãos com o apoio de agentes públicos, gestores municipais e estaduais, assim como instituições parceiras. Neste primeiro momento, as ações de mobilização e articulação serão realizadas com os que estão associados ou ligados a entidades da sociedade civil. À partir deste primeiro levantamento serão planejadas ações in loco visando mobilizar e integrar ao planejamento geral os demais artesãos na cidade e nas ilhas.

A primeira reunião em 05/02 contará com a participação dos artesãos associados à Miriti da Amazônia, no SEBRAE de Abaetetuba às 14h. A segunda será no dia 14/02 com os artesãos associados à Associação dos Artesãos de Brinquedos e Artesanatos de Miriti de Abaetetuba (ASAMAB) e Miritong, na sede da ASAMAB em Abaetetuba, à partir das 14h.

Serviço:

Para maiores esclarecimentos e outras informações relativas a este evento e outras ações de salvaguarda desenvolvidas no instituto, a área de patrimônio imaterial do Iphan/PA está à disposição de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, através dos telefones (91) 3224-1825/0699, ou nos emails dos técnicos da área, Larissa Guimarães e Cyro Lins: larissa.guimaraes@iphan.gov e cyro.lins@iphan.gov.br.

Reunião Iphan/PA e Miriti da Amazônia
Dia: 05/02/2015
Local: SEBRAE Abaetetuba – Rua José Latino Lídio da Silva, s/n.
Hora: 14h

Reunião Iphan/PA, Miritong e ASAMAB
Dia: 14/02/2015
Local: Sede da Associação dos Artesãos de Brinquedos e Artesanatos de Miriti de Abaetetuba (ASAMAB) – Rua Lauro Sodré, 2031, São Lourenço.
Hora: 14h

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s