Projeto Circuito das Artes | Fundação Cultural do Pará | Resultados Oficinas de Audiovisual

Logo Circuito das Artes

O projeto Circuito das Artes, tem a realização da Fundação Cultural do Estado do Pará, Secretaria de Estado de Cultura, Governo do Pará e Ministério da Cultura, com o patrocínio da Vale e Banpará, sob a chancela da Lei Rouanet.

Desde 2013, o projeto Circuito das Artes já percorreu 38 bairros populares de Belém e da região metropolitana, sendo os bairros: Jurunas, Guamá, Pratinha I, Pratinha II, Marambaia, Tenoné, Terra Firme e Beco do Carmo na capital e vários bairros visitados nas cidades de Ananindeua, Marituba, Santa Izabel do Pará e Santa Bárbara do Pará.

Seu público prioritário são os alunos das escolas públicas municipais e estaduais, tendo atendido, no período de 2013 até o final de 2014, 61 escolas e realizado em torno de 129 oficinas envolvendo diversas linguagens artísticas como artes plásticas, iniciação à fotografia, dança de rua e regional, grafitti, reciclagem de resíduos sólidos, jornal na escola, DJ, desenho e audiovisual. As oficinas conseguiram atender mais de 2.470 alunos e também pessoas da comunidade através de ações em 17 centros comunitários visitados pelo projeto. Foram envolvidos nas oficinas, mais de 100 profissionais.

Além disso, o Circuito das Artes, em parceria com a SEURB e SESAN, providenciou a limpeza e revisão da iluminação de praças e entorno nos bairros em que atua.

Para a coordenadora do projeto, Fatinha Silva, o Circuito utiliza a cultura e a arte como ferramentas de transformação social em comunidades da capital e da Região Metropolitana. “O projeto trabalha nas áreas populares, onde se faz necessária a intervenção da arte e da cultura. Interagimos com a comunidade e oferecemos um retorno do que eles produziram durante as mostras de resultados, agregando também apresentações musicais de importantes nomes da musica paraense”, comenta a coordenadora do projeto.

Entre as oficinas realizadas pelo projeto está a Oficina de Audiovisual, nela os alunos aprendem técnicas de definição de roteiro, filmagem e edição de vídeo, o tema escolhido para ser abordado por eles foi cultura e patrimônio. Então, o IPHAN/PA foi convidado para ministrar palestras sobre esse tema no início das Oficinas de Audiovisual, e desta forma, os resultados se tornaram muito mais interessantes. Confira nos links a seguir.

Alguns resultados das oficinas de Audiovisual

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s