IPHAN DISCUTE PRESERVAÇÃO E SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Convite Conversa PRMFA 2014

No dia 17 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico no Brasil. A data é uma homenagem ao historiador, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Não por acaso, esta também foi a data escolhida pelo IPHAN/PA para evento em homenagem aos vencedores da etapa estadual do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade (PRMFA), a mais importante premiação na área do patrimônio cultural no Brasil, a qual, desde 1987, promove o reconhecimento de ações de proteção, salvaguarda e divulgação do patrimônio cultural brasileiro.

Placas de homenagem Ações PRMFA|Pará|2013

Como parte da programação dos Eventos em Educação Patrimonial do Instituto, no dia 17 de agosto de 2015, das 14h às 18h, o IPHAN/PA promove o Conversa Paid’égua, onde serão apresentados os projetos selecionados na etapa estadual do Prêmio RMFA. Em seguida, das 18h às 20h, será realizada cerimônia em homenagem aos vencedores da etapa estadual do Prêmio RMFA 2014. Embora a premiação seja nacional, o IPHAN promove a homenagem por entender que, para além do mérito da conquista do prêmio, todas as iniciativas que trabalham em prol da preservação do Patrimônio cultural no estado do Pará devem ter seu devido reconhecimento e valorização.

Conversa Pai D’égua “Iniciativas de preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Paraense: Ações PRMFA|Pará|2013”

Assim, nesta edição do Conversa Pai D’égua, o IPHAN convida os vencedores da etapa estadual do Prêmio RMFA 2014 a palestrarem sobre seus projetos. São eles:

  • Edith da Silva Pereira, coordenadora do projeto Arte Rupestre de Monte Alegre- difusão e memória do patrimônio arqueológico, do Museu Emílio Geldi e da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB): por meio de pintura, fotografia, poesia, vídeos, etc, o projeto estimula a difusão do conhecimento e a ampla divulgação do patrimônio arqueológico existente na região do município de Monte Alegre, área de ocupação histórica, com mais de 11 mil anos.
  • Noé Von Atzingen, coordenador do projeto Balsa Buriti- Preservando a Memória Fluvial/PA, da Fundação Casa da Cultura de Marabá: o projeto consistiu em uma expedição fluvial realizada sobre uma balsa construída com talas de buriti, uma palmeira típica e abundante na região de Carolina (MA), e amarrada com cipós. Com a intenção de homenagear o centenário de Marabá refazendo a rota fluvial realizada por famílias e comerciantes que deixavam Carolina (MA) até aportar em Marabá (PA) pelo Rio Tocantins, e ao mesmo tempo produzindo o registro dessa jornada para resguardar o conhecimento que vem se perdendo ao longo do tempo em função do desuso dessa forma de locomoção, a balsa, em dez dias, passou por onze cidades, levando consigo onze passageiros, representantes de diversas camadas da sociedade.
  • Miguel Chikaoka, coordenador do projeto Fotoativa 30 anos/Pará: a Associação Fotoativa, criada em 1984, tem se consolidado como referência na construção de uma cultura fotográfica na região amazônica, e como uma das mais atuantes e criativas organizações culturais brasileiras. Por meio de palestras, encontros, apoio técnico a exposições, realização de mostras em galerias nacionais e internacionais, intervenções artísticas na cidade, entre outras ações, a Fotoativa busca a contínua transformação do cenário da produção artística local.
  • Fátima Silva, coordenadora do Projeto Circuito das Artes: iniciativa que busca fazer com que o patrimônio estabeleça a ponte entre sociedade, memória e sentido de pertencimento, o Circuito das Artes leva para os bairros periféricos de Belém e Região Metropolitana de Belém, áreas de risco, ações culturais em forma de oficinas, com várias linguagens artísticas (dança, grafitagem, etc.). O Circuito já rendeu como resultado cinco audiovisuais, nos quais as comunidades exercitam memória e tradição como forma de resgate da história. São eles: Paid’égua da Boca (Bairro do Guamá), Desaparecidos (Bairro da Pratinha), Fragmentos/Cidade Velha (Cidade Velha), Nosso bairro, Nossa memória (Terra Firme), Reconstruindo a história do Aurá (bairro do Aurá), e 08 mostras de resultados.
Representantes Ações PRMFA|Pará|2013

 

CONVERSA PAI D’ÉGUA- O Conversa Paid’égua é um ciclo de palestras realizado desde 2012, com o tema Patrimônio Cultural. A cada palestra é discutido um tema. Desde então, vários assuntos já foram abordados, como “Paisagem Cultural e Patrimônio”, “Legislação e Patrimônio Cultural”, “Educação Patrimonial”, “Roteiros Sensoriais Interpretativos Culturais”, entre outros.

 

AÇÕES PARAENSES PREMIADAS NACIONALMENTE– O Pará tem bons resultados na premiação e ações do estado já venceram em oito edições. Em 2012, o destaque foi o projeto “Belém dos Imigrantes”, elaborado pelo CMA/UFPA e que foi ganhador na categoria Pesquisa e Inventário de Acervo. Em 2013, o projeto “Coleta, catalogação, higienização e montagem de fragmentos de azulejos da residência Victor Maria da Silva”, elaborado pelo LACORE/UFPA, foi ganhador na etapa nacional na categoria Patrimônio Material: Bens Imóveis e Paisagens Naturais e Culturais. Em 2014, o Prêmio passou a ser dividido em apenas duas categorias, e o Pará também teve um ganhador na etapa nacional: o projeto “Balsa Buriti – Preservando a Memória Fluvial/PA”, contemplado na categoria Iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural”.

Para ver as fotos do evento clique aqui ou na imagem a seguir.

Mesa redonda: “Iniciativas de preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Paraense: Ações PRMFA|Pará|2014”
Mesa redonda: “Iniciativas de preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Paraense:
Ações PRMFA|Pará|2014”

SERVIÇO

Conversa pai d’égua: falando sobre patrimônio

Mesa Redonda: “Iniciativas de preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Paraense: Ações PRMFA|Pará|2014

Dia: 17/08/2015     Hora: 14h às 18h

Entrega placa de homenagem – Etapa Estadual Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2014

Dia: 17/08/2015     Hora: 18h às 20h

Local: Auditório do IPHAN (Gov. José Malcher, nº 474, esquina com Benjamim Constant)

Inscrições: https://casadopatrimoniopa.wordpress.com/ | Inscrição gratuita | Certificado mediante 100% de participação

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s