Diversidade Religiosa e Patrimônio Cultural na Amazônia será o tema do próximo “Diálogos com o Patrimônio”, dia 13 de outubro, na Igreja de Santo Alexandre

12063730_861002290643535_4254492105304887057_n

O Programa de Educação Patrimonial “Diálogos com o Patrimônio: Valorizando Memórias e Construindo a Cidadania Cultural”, do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC) da Secretaria Executiva de Cultura do Pará (SECULT) promoverá no mês de outubro uma programação especial de Círio no “Nazaré em Todo Canto”.
A religião e a religiosidade são parte do acervo cultural do ser humano, um patrimônio comum e diversificado, representando formas de lidar com o sagrado, maneiras de ser, de crer e de interpretar o mundo. Na Amazônia, cuja trajetória é resultado de uma longa e constante contribuição de inúmeros povos, constituíram-se diferentes religiosidades, sendo o Círio de Nossa Senhora de Nazaré – Patrimônio Cultural Brasileiro e da Humanidade – um evento que exemplifica essa realidade, ultrapassando fronteiras religiosas. Aliás, essa é uma característica de nosso jeito de exercer a religiosidade, o que não anula as constantes tensões entre os grupos. Esse campo religioso amazônico será o assunto de debate do Diálogos com o Patrimônio de outubro, a partir de distintos olhares que buscarão refletir sobre esse tema que diz muito sobre quem somos.
Durante o dia 13 de outubro, o público poderá visitar gratuitamente o Museu de Arte Sacra, Museu do Círio e demais espaços do Sistema Integrado de Museus. À noite, a partir das 18 horas, com o tema “Diversidade Religiosa e Patrimônio Cultural na Amazônia”, o DPHAC, em parceria com o Museu de Arte Sacra e o Instituto Histórico e Geográfico do Pará, realizará uma mesa redonda na igreja de Santo Alexandre.
O evento concederá aos participantes certificado com 8 horas de carga horária. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 4009-9846/ 4009-8814 ou pelo e-mail belamazonia@yahoo.com.br.

Programação
Diálogos com o Patrimônio: Valorizando Memórias e Construindo a Cidadania Cultural
Tema: “Diversidade Religiosa e Patrimônio Cultural na Amazônia”
Dia: 13 de outubro | Horário: 18 às 20 horas | Local: Igreja de Santo Alexandre

Fonte: DPHAC/Secult/Pa

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s