ENCONTROS REGIONAIS PARA A SALVAGUARDA DA CAPOEIRA NO PARÁ

encontros banner blog

ENCONTROS REGIONAIS PARA A SALVAGUARDA DA CAPOEIRA NO PARÁ

A criação do Registro dos Bens Culturais de Natureza Imaterial e do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, em 2000, teve como escopo ampliar a proteção e valorização do patrimônio cultural, ao incluir no rol de bens a serem preservados aqueles de natureza imaterial. Em 2008, o ofício dos Mestres de Capoeira e a Roda de Capoeira foram registrados como bens culturais nacionais. Além do reconhecimento nacional, em 2014 a Roda de Capoeira foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Na qualidade de bens culturais registrados nos Livros de Registro das Formas de Expressão e de Saberes respectivamente, a Roda da Capoeira e o Ofício de Mestre de Capoeira passam a ser objetos de um Plano de Salvaguarda, que deverá ser elaborado a partir da interlocução e da participação direta dos agentes responsáveis por sua realização.

O Plano de Salvaguarda é um instrumento de apoio e fomento de fatos culturais aos quais são atribuídos sentidos e valores que constituem referências de identidade para os grupos sociais envolvidos; e que são registrados como patrimônio cultural do Brasil, conforme o estabelecido no Decreto n.º 3.551, de 4 de agosto de 2000.

Os Encontros Regionais para a Salvaguarda da Capoeira no Pará tem por objetivo fomentar a participação dos grupos que produzem, transmitem e atualizam as manifestações culturais associadas à prática da Capoeira, na elaboração de diretrizes para as ações de salvaguarda. Com os encontros, pretende-se realizar uma ampla ausculta pública de modo a construir um Plano de Salvaguarda de maneira democrática e participativa.

As diretrizes para o Plano de Salvaguarda da Capoeira no Pará serão elaboradas a partir das discussões que serão realizadas a partir de três eixos temáticos: 1) Capoeira, Educação, Esporte e Lazer; 2) Capoeira: Apoio, Fomento e Sustentabilidade e 3) Capoeira: Identidade e Diversidade.

Em novembro de 2015 foi realizada a primeira etapa, envolvendo cerca de 50 mestres e representantes de grupos de capoeira de Belém e Região Metropolitana. Outros quatro encontros estão previstos para o mês de abril, nos municípios de Castanhal, Capanema, Salvaterra e Cametá.

Quatro Encontros já estão confirmados (inscrições ao final do post):

Etapa Rio Guamá – será realizado em Castanhal, dia 02/04/2016, das 09h às 19h, no auditório da FUNCAST (Casa de Cultura)

Etapa Rio Caeté – será realizado em Capanema, dia 09/04/2016, das 09h às 19h, na UFPA-Capanema, Campus II (BR 308, ao lado do cemitério municipal)

Etapa Marajó I – realizado em Salvaterra, dia 23/04/2016, das 09h às 19h, na Escola Salomão Matos.

Etapa Rio Tocantins – será em Cametá, dia 30/04/2016, das 09h às 19h, no Auditório Alberto Moia Mocbel, Campus Universitário do Tocantins/UFPA-CAMETÁ

 

Quem pode participar?

O Encontro é direcionado para mestres e grupos de capoeira oriundos dos municípios localizados nas regiões de integração:

  • Etapa Região Rio Guamá, acontecerá em Castanhal, poderão participar capoeiristas dos municípios de Castanhal, Colares, Curuçá, Igarapé Açu, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, Santa Isabel do Pará, Santa Maria do Pará, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São João da Ponta, São Miguel do Guamá, Terra Alta e Vigia.
  • Etapa Região Rio Caeté, em Capanema, participam grupos de: Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeiras do Piriá, Capanema, Nova Timboteua, Peixe Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua, Viseu.
  • Etapa Marajó I, em Salvaterra, serão contemplados grupos dos municípios de Salvatera, Soure, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari.
  • Etapa Região Rio Tocantins, em Cametá, poderão participar capoeiristas de Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará, Tomé-Açu e Tailândia.

 

Quem pode ser delegado?

A indicação será feita por grupo, sendo um delegado por grupo, e um suplente, caso o titular não possa comparecer. Os grupos de capoeira que estiverem interessados em participar dos Encontros deverão indicar seus representantes por meio de formulário fornecido pelo IPHAN-PA. O formulário poderá ser preenchido online, por meio do site: casadopatrimoniopa.wordpress.com ou enviado pelos correios. Cada grupo poderá indicar um delegado titular e um suplente.

Se você tem dificuldade de acesso à internet, não tem problema, podemos enviar o formulário impresso pra você, ou podemos fazer sua inscrição por telefone. É só entrar em contato com a Superintendência do IPHAN no Pará, através dos telefones: (91) 3224-1825 / 3224-0699.

PROGRAMAÇÃO:

programação

FAÇA SUA INSCRIÇÃO:

ETAPA RIO GUAMÁ – dia 02/04, em Castanhal (Local: FUNCAST)

INSCRIÇÃO DE DELEGADOS, CLIQUE AQUI.

INSCRIÇÃO DE OUVINTES/OBSERVADORES, CLIQUE AQUI

ETAPA RIO CAETÉ – dia 09/04, em Capanema (Local: UFPA, Campus II)

INSCRIÇÃO DE DELEGADOS, CLIQUE AQUI.

INSCRIÇÃO DE OUVINTES/OBSERVADORES, CLIQUE AQUI

ETAPA MARAJÓ I – dia 23/04, em Salvaterra (Local: Escola Salomão Matos)

INSCRIÇÃO DE DELEGADOS, CLIQUE AQUI.

INSCRIÇÃO DE OUVINTES/OBSERVADORES, CLIQUE AQUI

ETAPA RIO TOCANTINS – dia 30/04, em Cametá (Local: Auditório Alberto Moia Mocbel, Campus Universitário do Tocantins/UFPA-CAMETÁ)

INSCRIÇÃO DE DELEGADOS, CLIQUE AQUI.

INSCRIÇÃO DE OUVINTES/OBSERVADORES, CLIQUE AQUI

DÚVIDAS/INFORMAÇÕES:

Ligue: (91) 3224-1825 / 3224-0699

ou escreva para: salvaguardacapoeirapara@gmail.com

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s