Eventos destacam o patrimônio cultural paraense

convite compacto

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoverá nos dias 10 e 11 de novembro de 2015, em Belém (PA), dois eventos que colocam em destaque o patrimônio cultural paraense.  A programação começa com o lançamento do livro Patrimônio Cultural Tembé-Tenetehara, fruto de ações desenvolvidas no âmbito de um Termo de Cooperação Técnica firmado com diversas instituições, entre elas o Iphan. O objetivo é buscar soluções para problemas socioterritoriais enfrentados pelos Tembé. O livro foi elaborado a partir de uma metodologia de inventário participativo realizado em conjunto pelo Iphan  e o povo Tembé.

O dia 11 de novembro será dedicado ao Carimbó, Patrimônio Imaterial, registrado em 2014, na data, os detentores do saber vão receber o título de patrimônio cultural brasileiro, o que  consolida o reconhecimento dessa expressão como referência cultural nacional. Durante o evento será  instalado o Comitê Gestor da Salvaguarda do Carimbó, composto por mestres e representantes de grupos da dança, indicados durante o I Congresso Estadual do Carimbó.

Além das cerimônias, serão realizadas palestras e mesas-redondas abordando os temas das políticas de salvaguarda do patrimônio imaterial e história e patrimônio cultural indígena na Amazônia.

O evento vai acontecer no Museu do Estado do Pará e conta com a presença do Diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, TT Catalão, e de representantes de bens culturais registrados de outros estados.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult-PA), com colaboração do Museu do Estado do Pará e do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. Os eventos integram a programação da Semana do Patrimônio Paraense, realizado pela Associação dos Agentes de Patrimônio da Amazônia (ASAPAM), que também conta com o apoio da Coordenação Estadual da Campanha do Carimbó.

PROGRAMAÇÃO

Dia 10/11

14h| Palestra: História Indígena na Amazônia Dra. Ana Linhares – UFPA

15h| Mesa: Patrimônio Cultural Tembé-Tenetehara, com as autora do livro Ivânia Neves e Shirley Penaforte, T.T. Catalão (DPI-IPHAN) e Naldo Tembé (Terra Indígena Alto Rio Guamá). Mediador: Márcio Couto

17h| Lançamento do livro “Patrimônio Cultural Tembé-Tenetehara”

Dia 11/11

15h| Mesa: A política de valorização do patrimônio imaterial brasileiro – com TT Catalão (DPI/IPHAN), Isaac Loureiro (Campanha do Carimbó), Alessandra Ribeiro (Jongo Dito Ribeiro / Campinas-SP) e Neto de Azile (Comitê Gestor do Tambor de Crioula-MA). Mediador: Cyro Lins (IPHAN-PA)

18h| Solenidade de entrega do título de patrimônio cultural brasileiro ao Carimbó

Serviço:
Data:
 10 e 11 de novembro de 2015
Horário: Das 14h às 18h
Local: Museu do Estado do Pará, sediado no Palácio Lauro Sodré
Endereço: Praça D. Pedro II, Cidade Velha

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s