Centenário do Mestre Verequete, os tambores nunca silenciam.

Há exatamente 100 anos atrás, nascia o homem que ficou conhecido como o Rei dos Tambores, o Rei do Carimbó. Augusto Gomes Rodrigues, conhecido por muitos simplesmente como Mestre Verequete, nasceu em 26 de agosto de 1916 na localidade de “Careca”, próximo à Vila de Quatipuru, no município de Bragança/PA. Faleceu em 2009, deixando muita saudade e um enorme legado para o Carimbó e para cultura popular paraense.

WhatsApp Image 2016-08-25 at 2.22.59 PM
Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro Imaterial, 2016

O Mestre foi fundador do Conjunto de Carimbó Uirapuru da Amazônia, em Belém do Pará. Em Belém, no dia do seu nascimento é comemorado o dia municipal do Carimbó.

Mestre Verequete era considerado a maior expressão artística do carimbó tradicional do Pará, o popular “Pau e Corda”. Teve dez discos e quatro CD’s gravados, recebeu vários prêmios, como o título de Comendador da Ordem do Mérito Cultural, homenagem recebida das mãos do então presidente Luís Inácio Lula da Silva à época, mas em entrevista concedida ao Jornal Diário do Pará em 2006, publicada no dia 04/11/2009 quando perguntado sobre as homenagens que eram feitas em seu nome, o Mestre desabafou: “Faço tudo por todos que vêm aqui, conto o que tenho que contar, mas depois não vejo nada. Nem uma foto bonita na parede eu tenho”.

Infelizmente, Mestre Verequete não viveu para ver o Registro do Carimbó como Patrimônio Cultural Brasileiro, que aconteceu em setembro de 2014. Desde o Registro, o IPHAN, juntamente com um coletivo de mestres, mestras e representantes de grupos de Carimbó, vem planejando e desenvolvendo ações de salvaguarda, visando a melhoria das condições de produção e reprodução dessa manifestação cultural, e consequentemente das condições de vida de seus detentores.

verequete
Acervo INRC Carimbó, 2009

Nesse texto, nossa singela homenagem ao Mestre Verequete que VIVE na música, na dança, no batuque, no gingado do Carimbó.

#VerequeteNossoPatrimonio

 

 

 

Texto: Cyro Lins e Gleycilene Pereira

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s