Iphan/PA e SIM/Secult realizam Visita Reflexiva e Roda de Conversa “Círios De Nazaré: Transformações, Permanências e Rupturas”

A Superintendência do Iphan no Pará e o Sistema Integrado de Museus e Memórias (SIM/SECULT), com o apoio da ASAMAB e do Museu do Círio, convida a todos os interessados a participarem da Visita Reflexiva e Roda de Conversa “Círios de Nazaré: transformações, permanências e rupturas”, que acontecerá em 07/10/2016, entre das 8h30 às 13h.

inrc-f-184
Brinquedos de Miriti. Acervo Iphan/PA, INRC Círio.

O tema escolhido trará à discussão as várias faces do Círio em Belém/PA, tendo como delineamento as mudanças e permanências que ocorreram na festividade desde seu registro pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 2004, até a atualidade, momento no qual iniciaremos o processo de Revalidação da festa, que consiste em um processo de avaliação do bem cultural registrado e das políticas e ações implementadas para a salvaguarda do Círio, ao final é deliberada a manutenção do título como Patrimônio Cultural do Brasil.

Maiores informações estão disponíveis aqui, em nosso convite textual com a localização da realização do evento. Haverá emissão de certificado.

Nossa visita reflexiva iniciará às 8h30 na Feira do Miriti, que ocorrerá na Praça Dom Pedro II. O Profº Amarildo Ferreira Júnior nos conduzirá dentro da Feira, para conhecermos um pouco mais do universo lúdico e poético que envolve a produção e comercialização dos brinquedos de miriti. Às 9h, seguirá para o Museu do Círio, onde (re)visitaremos este espaço dedicado à memória do Círio em seus momentos e gestos mais emblemáticos. Às 10h, a roda de conversa com pesquisadores e especialistas no Círio de Nazaré nos fará viajar e pensar sobre esta grande festividade paraense, enquanto uma festa com elementos que ultrapassam o sagrado e o profano, que é vista e vivenciada de diferentes maneiras por milhares de pessoas, tanto em Belém quanto fora da capital e do estado.

cncp-02
Festa da Chiquita. Acervo IPHAN, INRC Círio.

As inscrições poderão ser feitas preenchendo a ficha de inscrição disponível neste link até o dia 06/10/2016. A capacidade máxima do miniauditório é de 30 pessoas, então recomendamos que os interessados preencham e encaminhem as fichas para que suas inscrições sejam realizadas. A visita reflexiva na Feira do Miriti e no Museu do Círio não possui número máximo de participantes e todos os presentes poderão participar.

 

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s