Patrimônio, Gênero e Capoeira serão temas de discussão no I Colóquio sobre Patrimônio, Gênero e Saberes Tradicionais, durante a Semana do Patrimônio Paraense 2016.

Em comemoração ao mês da Consciências Negra e com o objetivo de discutir os papéis das mulheres e sua importância enquanto detentoras e transmissoras do patrimônio cultural, o IPHAN/PA em parceria com a ASAPAM promoverá o I Colóquio sobre Patrimônio, Gênero e Saberes Tradicionais, integrando a programação da Semana do Patrimônio Paraense 2016. O evento é gratuito e poderá ser acompanhado via internet.

A ideia do evento surgiu a partir de discussões levantadas por mulheres capoeiristas durante os encontros regionais de salvaguarda da capoeira no Pará. Os encontros regionais aconteceram no período de novembro de 2015 a abril de 2016 e abarcaram cerca de 80 municípios do estado. Em todas as etapas a questão de gênero emergiu, especialmente o lugar da mulher na capoeira, demandando maior discussão e contextualização. Desde 2013, o Iphan/PA vem desenvolvendo ações de salvaguarda da Capoeira no estado do Pará, com a constituição do Grupo de Trabalho Interinstitucional para a Salvaguarda da Capoeira, predecessor ao Comitê Gestor. O Ofício de Mestre de Capoeira e a Roda de Capoeira foram registrados pelo IPHAN em 2008. A Roda de Capoeira é também reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 2014.

A partir do contato e do compartilhamento de vivências por meio das salvaguardas de outros bens culturais registrados pelo IPHAN no estado do Pará, percebeu-se que a presença e participação feminina na manutenção e reprodução dos bens culturais registrados demanda reflexões por parte da instituição, em conjunto com outros órgãos e a sociedade civil, de modo a promover a equidade de gênero no âmbito das políticas públicas de incentivo, reconhecimento e valorização do patrimônio cultural.

O Colóquio está organizado em duas Rodas de Conversa. A primeira acontecerá no dia 22/11 às 18h00 com o tema “Patrimônio e Gênero: A mulher na Capoeira”; e a segunda será realizada no dia 23/11 às 9h00 intitulada “Patrimônio e Gênero: Detentoras do Patrimônio Imaterial Paraense”.

convite-coloquio

As Rodas de Conversa terão a presença de Zeneide Gomes, Gisele Tsunami, Jamile Pretta, Denilce Sereia e Andreza Miudinha, mulheres capoeiristas que integram o Comitê Gestor de Salvaguarda da Capoeira no Pará. Mestra Maria de Nazaré do Ó Ribeiro (Carimbó) e Lélia Almeida (Artesã de Cuia) também estarão presentes na roda de conversa compartilhando com o público presente suas experiências. Além da presença das mulheres paraenses, teremos a participação de Mestra Janja Araújo, baiana e mestra de Capoeira Angola, co-fundadora e coordenadora do Instituto Nzinga e Estudos da Capoeira Angola e Tradições Educativas Banto no Brasil/INCAB.

O evento será transmitido via streaming e o link será disponibilizado no dia do evento no blog da Rede Casas do Patrimônio (https://casadopatrimoniopa.wordpress.com/) e na página no facebook da rede Casas (www.facebook.com/RedeCasasDoPatrimonioPara/).

I Colóquio Patrimônio, Gênero e Saberes Tradicionais
22 de Novembro (Terça-feira)
Roda de conversa Patrimônio e Gênero: A mulher na capoeira

18h00 às 21h00

Maria Zeneide Gomes – COPIR/SEDUC/UFPA

Auditório do

IPHAN

Gisele Tsunami – Movimento Capoeira Mulher
Andreza Miudinha – Menino é bom
Jamile Pretta – Berimbau Brasil
Mestra Janja –  Grupo Nzinga de Capoeira Angola
Mediadora: Gleycilene Pereira (IPHAN/PA)
23 de Novembro (Quarta-feira)
Roda de Conversa sobre Patrimônio e Gênero: Detentoras do patrimônio imaterial paraense

09h00 às 12h00

Carimbó: Mestra Maria de Nazaré do Ó Ribeiro (Águia Negra)

Auditório do

IPHAN

Capoeira: Denilce Sereia (União Capoeira)
Artesã de Cuia: Lélia Almeida (ASARISAM)
Capoeira: Mestra Janja (Grupo Nzinga de Capoeira Angola)
Mediadora: Gleycilene Pereira (IPHAN/PA)

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no local do evento. Haverá a emissão de certificado aos participantes presentes no local.

As Rodas de Conversa integram a programação da Semana do Patrimônio Paraense, que acontecerá entre os dias 21 a 25/11/2016 em Belém/PA, no auditório do Iphan/PA (Avenida Gov. José Malcher, 464 – esquina com Av. Benjamin Constant). Acesse a programação completa no link abaixo:

http://casaraodememorias.blogspot.com.br/

Para maiores informações, entrar em contato com a Superintendência do Iphan no Pará pelos fones (91) 3224-1825/0699.

Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s