DIA MUNICIPAL DO CARIMBÓ É CELEBRADO EM MARAPANIM (PA)

Desde de 2009, no dia 05 de dezembro, a cidade celebra o Dia Municipal do Carimbó. O município de Marapanim é considerado um dos berços deste ritmo genuinamente paraense e que hoje é Patrimônio Cultural Brasileiro. 
carimbo_Pierre_AzevedoLocalizada na região do salgado paraense, a cidade festejou com muita alegria a data, já incorporada no calendário oficial do município. Esse ritmo nascido da fusão das culturas ancestrais indígenas, africanas e lusitanas, aqui preservado em sua essência há mais de dois séculos, alegra e marca a vida de muitas pessoas da cidade e do estado a gerações. 
O dia foi escolhido pelos carimbozeiros do município, por marcar o início das festividades de santos considerados patronos do carimbó, São Benedito e São Sebastião, e oficializado pela Lei Municipal nº 1686/2009, criando o dia especial para este importante ritmo em sua cidade de origem.
Para celebrar a data, vários grupos de carimbó se unem para a realização de uma programação festiva, que começa com uma alvorada e termina com o cortejo do Mastro e a apresentação de grupos locais. Além disso, por determinação da lei, todas as rádios da cidade tocam o ritmo, integralmente em suas programações.
Anúncios

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s