Rede Pará

Rede

Desde 2010, o Iphan/Pa, em conjunto com parceiros, realizou oficinas e reuniões com objetivo de dialogar sobre a implantação de Casas do Patrimônio no Pará, em especial no Ver-o-Peso.

No período de 09 a 11/11/10, realizamos a Oficina “Casas do Patrimônio: aspectos conceituais e implantação no estado do Pará”. O evento contou com a participação de parceiros em potencial e culminou em encaminhamentos para a efetivação da Casa do Patrimônio Ver-o-Peso e no indicativo para o fomento de outras Casas do Patrimônio no estado.

Durante o evento, os parceiros foram convidados a participar da ‘construção’ da Casa e a contribuir para sua efetivação. A receptividade foi muito boa, constituiu-se uma Rede de apoio ao projeto adotando como indicativo a formalização por meio de Acordo de Cooperação Técnica e a gestão compartilhada sem a necessidade de Comitê Gestor. As instituições participantes foram: Iphan, Secon, Fumbel, Belemtur, Noolhar, Paratur, Secult-Dphac, Cma-Ufpa, Fotoativa, Fórum Landi, Iagua-Pncsa, IAP, Semec-Projeto Ecomuseu, Liceu do Paracuri, Amabrasil-Belterra, Associação Quilombolas Unidos do Rio Capim, Amucan, Prefeituras Municipais de Vigia e de Óbidos. Assim como, também participaram da oficina os representantes dos setores de carne e de ervas do Ver-o-Peso.

Em 2012, iniciou-se a realização de reuniões mensais com os parceiros, consolidaram-se novas adesões e planeja-se avançar no diálogo formalizando a Rede Casa do Patrimônio – Pará e articulando a implantação de uma Casa do Patrimônio no Ver-o-Peso, por meio de um Acordo de Cooperação técnica entre os parceiros interessados em desenvolver ações em conjunto.

A Rede Casas do Patrimônio – Pará tem por objetivo constituir-se como espaço de interlocução e diálogo com a comunidade local, de articulação institucional e de promoção de ações educativas, visando fomentar e favorecer a construção do conhecimento e a participação social para o aperfeiçoamento da gestão, proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do patrimônio cultural.

No dia 10 de agosto de 2012, na Sede do Iphan no Pará, foi assinado Acordo de Cooperação Técnica “Rede Casas do Patrimônio Pará” entre a Superintendência do Iphan no Pará-Iphan/PA; a Associação Fotoativa; a Coordenadoria Municipal de Turismo – Belemtur/PMB; o Instituto de Artes do Pará-IAP; a Universidade Federal do Pará/Centro de Memória da Amazônia – UFPA/CMA; Secretaria de Estado de Turismo do Estado do Pará – SETUR/PA; o Instituto Federal do Pará – IFPA/CAMPUS BELÉM; a Associação dos Agentes do Patrimônio – ASAPAM; o Fórum Landi; a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves – FCPTN; a Companhia Paraense de Turismo-Paratur – PARATUR; e o Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural – DPHAC/SECULT visando fortalecer ações realizadas em conjunto por esses parceiros na área do Patrimônio Cultural.

A participação na Rede é aberta a todas as instituições que atuam na área do Patrimônio Cultural, não é restrita apenas aqueles parceiros que assinam o Acordo de Cooperação. Mas, novos parceiros podem aderir ao Acordo de Cooperação mediante solicitação formal para adesão e apresentação de ação a ser realizada em conjunto com a Rede. O Acordo de Cooperação não envolve repasse de recursos, sendo assim, cada parceiro deve arcar com as despesas advindas de suas ações e participações. Nos casos envolvendo transferência de recursos, serão elaborados Termos específicos. O Iphan, no âmbito de suas ações educativas e de valorização do patrimônio cultural pode também fomentar iniciativas nessa área por meio de editais públicos.

Maiores informações
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Histórico Nacional – Iphan
Superintendência do Iphan no Pará
Contatos: Larissa Guimarães (Téc. em Antropologia) ou Samanta Corrêa (Estagiária)
E-mails: larissa.guimaraes@iphan.gov.br / samanta.correa@iphan.gov.br
Telefones: (91) 3224-1825 / 0699

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s