Casas do Patrimônio

O projeto Casas do Patrimônio

O processo de construção do projeto Casas do Patrimônio se iniciou na Coordenação de Educação Patrimonial, do Departamento de Articulação e Fomento do Iphan. A ideia nasceu da necessidade de pensar as ações educativas de valorização do patrimônio cultural como parte integrante das ações institucionais. De início, as “Casas” em potencial eram as próprias Superintendências do Iphan nos estados e seus escritórios técnicos, como possibilidade de multiplicar uma nova postura institucional. No entanto, percebeu-se que o envovimento de outras instituições da sociedade civil fortalece a rede embrionária e ampliaria cada vez mais o número de pessoas que efetivamente viriam a integrar como partícipes esse processo de construção das “Casas do Patrimônio”.

Em 2009, realizou-se o “I Seminário de Avaliação e Planejamento das Casas do Patrimônio”. O objetivo do encontro foi avaliar a atuação das primeiras Casas do Patrimônio e elaborar diretrizes comuns para o seu funcionamento, como também propor ao Iphan a criação de instrumentos legais e administrativos que garantam a sustentabilidade da proposta. Estavam presentes no encontro representantes e colaboradores do Iphan e das seguintes Casas do Patrimônio, implantadas durante o ano de 2009: Centro de Referência do Samba de Roda em Santo Amaro, Bahia; Casa da Baronesa, Ouro Preto, Minas Gerais; Casa do Patrimônio de Iguape, São Paulo, Casa do Patrimônio da Chapada do Araripe, Nova Olinda, Ceará; Casa do Patrimônio de João Pessoa, Paraíba, Casa do Patrimônio de Recife, Pernambuco. O evento resultou no documento norteador das ações e conceitos relacionados as Casas do patrimônio: Carta de Nova Olinda.

 

Sites e blogs das Casas do Patrimônio no Brasil

O blog de educação patrimonial do IPHAN apresenta o conceito da rede Casa do Patrimônio e de Educação Patrimonial. No blog também estão disponíveis publicações sobre patrimônio e  são divulgadas notícias de editais, concursos, encontros e ações na área do patrimônio.

A “Casa do Patrimônio de Ouro Preto” iniciou suas atividades no ano de 2009, com o objetivo de sensibilizar e despertar nos moradores novos olhares sobre a cidade de Ouro Preto. Atualmente essa iniciativa é uma parceria do Iphan, com a Universidade Federal de Ouro Preto – Departamento de Turismo / Base Criativa – Laboratório Patrimônio / Tv Ufop, com Fundação de Arte de Ouro Preto, com a Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto / PMOP e o Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto / Projeto Timbalê.

A proposta do Blog da Estação é trazer para a internet os conceitos das Casas do Patrimônio do IPHAN e usar mais esta ferramenta para disponibilizar ao público em geral informações variadas sobre preservação, bem como colocar em contatos os agentes que movimentam a área com sua criatividade através de projetos espalhados pela região. Enfim, pretende-se fortalecer laços, sempre…

A Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri é um espaço de vivência em gestão cultural para crianças de todas as idades. Essa vivência acontece nos Laboratórios de Conteúdo e Laboratórios de Produção, por meio de seis programas: Memória, Arte, Comunicação, Turismo, Esporte e Meio Ambiente.

A Casa do Patrimônio de João Pessoa é uma ação articulada entre a Superintendência do Iphan na Paraíba e a Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac/PMJP), com a finalidade de promover ações de educação patrimonial na cidade. Entre os projetos da Casa do Patrimônio, está sendo desenvolvido o Programa de Educação Patrimonial “João Pessoa, Minha Cidade”, que tem como objetivo favorecer a reflexão sobre a relação dos cidadãos com o patrimônio cultural de modo a construir alternativas auto-sustentáveis de valorização e preservação dos bens culturais e, neste sentido, promove e realiza ações de educação patrimonial nas escolas e nos bairros da cidade.
As ações do programa são desenvolvidas de forma compartilhada e sistemática, com a realização de oficinas; produção e distribuição de material didático; promoção de capacitação para professores, monitores, alunos e gestores culturais, entre outras atividades.

A Casa do Patrimônio, localizada no Palácio da Soledade, foi inaugurada pela Universidade Católica de Pernambuco e pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no dia 17 de dezembro de 2009. Localizada no antigo Palácio da Soledade, a casa abriga a nova sede da Superintendência do Iphan em Pernambuco e tem áreas para exposições de longa duração, auditório, bibliotecas e locais para oficinas.
A parceria entre a Católica e o Iphan possibilita projetos e ações como a Oficina de Educação Patrimonial para professores do Liceu de Artes e Ofícios; roteiros de visitação turística e cultural no bairro da Boa Vista; exposição “O Sopro do Tempo: patrimônio nacional em Pernambuco”; e mediações culturais com professores das redes públicas e privada com o objetivo de prepará-los para visita do público escolar à exposição.

A Prefeitura Municipal de Iguape, através do Departamento de Cultura Iguapee a Casa Do Patrimônio Vale Do Ribeira, realizou com o Artista Plástico Rauricio Barbossa, entre os dias 16 e 18 de dezembro, intervenções nas ruas do centro histórico da cidade com o projeto In-concretus Iguape. O projeto consiste em integrar, com a pitura de moradores e modelos, a arquitetura urbana e as paisagens naturais em um único quadro. Participaram desta intervenção, moradores do bairro do Rocio que fizeram a oficina de preparação para a intervenção.
O projeto mostra as características arquitetônicas dos bens materiais iguapenses, através dos casarios, e os bens imateriais e paisagísticos, como a Fonte do Bom Jesus, aliando a técnica de body painting ( pintura corporal ), destacando detalhamento das paredes e locais escolhidos como cores, formas, desgastes e padrões visuais que contam a historia da cidade.

Deixe aqui seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s